quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Alguns mitos e verdades sobre o chocolate

Será que essa espinha aí é culpa do chocolate que você comeu ontem?
E comer chocolate diet pra não engordar funciona?


Chocolate dá espinhas
Mito 
Não há nenhum estudo científico que comprove a relação entre o consumo de chocolate e o surgimento de espinhas. Na verdade o problema está mais relacionado com fatores genéticos e desequilíbrios hormonais.

Chocolate dá enxaqueca
Mito
A dor de cabeça e a ingestão de chocolate, são fatores isolados. No entanto, pessoas sensíveis podem sofrer com enxaqueca porque o chocolate possui feniletilamina e cafeína em sua composição, duas substâncias que estão relacionadas a dor de cabeça.

Comer chocolate faz bem à saúde
Verdade
Apesar de calórico, o chocolate contém vitaminas A, B, C, D e E, cálcio e sais minerais como o ferro e o fósforo. Além disso, possui alta concentração de flavonóides, que são substâncias antioxidantes que retardam o envelhecimento e ajudam a diminuir os níveis de LDL (o mau colesterol) no sangue. O chocolate amargo é o mais indicado, pois possui maior concentração de flavonóides, já o chocolate ao leite e o chocolate branco são os menos recomendados devido às gorduras saturadas.

Chocolate vicia
Mito
Ao contrário do que se diz por aí, o chocolate não vicia e nem causa dependência. Não há nenhuma substância que vicie, o que acontece é que o doce estimula a produção de substâncias que promovem o bem-estar e nos fazem querer consumir sempre o chocolate.

Chocolate alivia a TPM
Verdade
Isso acontece porque o chocolate estimula sensações de prazer, bem-estar e faz nosso corpo liberar a serotonina, uma substância que pode ser considerada o “hormônio da felicidade”. Além disso, a grande quantidade de açúcar dá bastante energia e diminui o cansaço. São benefícios que ajudam e muito naqueles dias de ansiedade, irritação e outros sintomas da TPM que mexem com as mulheres todos os meses.

Chocolate diet engorda
Verdade
O chocolate diet engorda tanto quanto os normais. Para compensar a falta do açúcar, este tipo de chocolate possui quantidade de gordura superior ao chocolate normal e pode ser até mais calórico. A versão diet do chocolate é indicada apenas para diabéticos. Portanto, não adianta trocar o chocolate tradicional pelo diet na intenção de perder peso, o ideal é consumir com moderação.


Fonte: http://www.dicasdemulher.com.br/mitos-e-verdades-sobre-o-chocolate/